ATPV-3 - CRIANDO CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR
Tatiane de Cácia Neves de Barros
EMEF PROF. SIDNEI GOMES SALOMÃO
Pesquisa feita por meio de questionário para estabelecer quais são, segundo a comunidade escolar, a escola que se deseja, os problemas, pontos positivos e negativos da escola.
Uma das coisas mais importantes na democratização da gestão da escola é se conseguir criar um canal de comunicação entre a equipe gestora e a comunidade escolar.
A comunidade a qual nossa escola está inserida é muito carente e poucos têm acesso à internet, principalmente os pais de nossos alunos. Por esse motivo criamos um mural na escola para que sejam divulgados as pesquisas e os dados obtidos sobre a escola. Fizemos a pesquisa dos itens solicitados, por meio de questionários para pais, alunos, funcionários e docentes.
A seguir, apresentarei qual foi a posição que os membros da comunidade escolar indicaram como a escola desejada, os problemas, os pontos positivos e pontos negativos.
1 - ALUNOS - 150 participantes
Como você desejaria que a escola fosse? | |
ITENS APRESENTADOS | % DE ALUNOS |
Mais diversão | 66 |
Melhor estrutura física | 20 |
Mais segurança | 10 |
Outras respostas | 22 |
Não opinaram | 8 |
Em sua opinião, quais são os problemas que a escola apresenta? | |
ITENS APRESENTADOS | % DE ALUNOS |
Estrutura física | 63 |
Indisciplina | 19 |
Desperdício de materiais diversos | 19 |
Limpeza dos banheiros | 14 |
Outras respostas | 11 |
Não opinaram | 10 |
Pontos positivos | |
ITENS APRESENTADOS | % DE ALUNOS |
Bons professores, funcionários e equipe gestora | 90 |
Merenda escolar | 55 |
Boas aulas | 32 |
Uso do uniforme | 8 |
Outras respostas | 3 |
Pontos negativos | |
ITENS APRESENTADOS | % DE ALUNOS |
Limpeza dos banheiros | 29 |
Indisciplina | 28 |
Estrutura física | 20 |
Outras respostas | 37 |
Não opinaram | 10 |
2 - Pais - 100 participantes
Como você desejaria que a escola fosse? | |
ITENS APRESENTADOS | % DE PAIS |
Mais segurança | 18 |
Melhor estrutura física | 16 |
Aula em período integral | 12 |
Disciplinada e acolhedora | 11 |
Outras respostas | 10 |
Não opinaram | 15 |
Em sua opinião, quais são os problemas que a escola apresenta? | |
ITENS APRESENTADOS | % DE PAIS |
Estrutura física | 19 |
Limpeza em geral | 16 |
Tumulto e falta de segurança na saída dos alunos | 14 |
Merenda e o intervalo dos alunos | 7 |
Falta de respeito entre os alunos | 6 |
Outras respostas | 20 |
Não opinaram | 17 |
Pontos positivos | |
ITENS APRESENTADOS | % DE PAIS |
Bons professores, funcionários e equipe gestora | 72 |
Uniforme, material escolar e didático | 16 |
Aulas interessantes | 13 |
Merenda escolar de boa qualidade | 13 |
Outras respostas | 10 |
Não opinaram | 15 |
Pontos negativos | |
ITENS APRESENTADOS | % DE PAIS |
Estrutura física | 16 |
Indisciplina | 11 |
Tumulto no horário de entrada e saída | 10 |
Limpeza dos banheiros | 7 |
Outras respostas | 31 |
Não opinaram | 22 |
3 - FUNCIONÁRIOS - 7 participantes
Como você desejaria que a escola fosse? | |
ITENS APRESENTADOS | % DE FUNCIONÁRIOS |
Acolhedora e com boa aprendizagem | 57 |
Melhor estrutura física | 43 |
Em sua opinião, quais são os problemas que a escola apresenta? | |
ITENS APRESENTADOS | % DE FUNCIONÁRIOS |
Estrutura física | 70 |
Indisciplina | 15 |
Falta de funcionários | 15 |
Pontos positivos | |
ITENS APRESENTADOS | % DE FUNCIONÁROS |
Bom relacionamento de toda comunidade escolar | 70 |
Presença constante da direção | 57 |
Organização | 15 |
Pontos negativos | |
ITENS APRESENTADOS | % DE FUNCIONÁRIOS |
Estrutura física | 43 |
Limpeza | 29 |
Ausência dos pais | 15 |
Falta de funcionários | 15 |
Indisciplina | 15 |
4 - DOCENTES - 24 participantes
Como você desejaria que a escola fosse? | |
ITENS APRESENTADOS | % DE DOCENTES |
Melhor estrutura física | 20 |
Trabalhos manuais | 20 |
Disciplinada, menos assistencialista com foco na aprendizagem | 16 |
Outras respostas | 28 |
Em sua opinião, quais são os problemas que a escola apresenta? | |
ITENS APRESENTADOS | % DE DOCENTES |
Estrutura física | 44 |
Descaso dos pais e indisciplina | 40 |
Outras respostas | 24 |
Pontos positivos | |
ITENS APRESENTADOS | % DE DOCENTES |
Eficiência e apoio da direção | 77 |
Apoio da coordenação | 77 |
Interação entre equipe gestora, docentes e funcionários | 47 |
Prontidão dos funcionários | 22 |
Organização e regras | 19 |
Outras respostas | 53 |
Pontos negativos | |
ITENS APRESENTADOS | % DE DOCENTES |
Estrutura física | 33 |
Compromisso dos pais coma a educação do filho | 22 |
Burocracia | 17 |
Problemas sociais que interferem na aprendizagem | 11 |
Qualidade doa material escolar | 8 |
Consulta quanto às confraternizações | 8 |
Falta de diálogo entre a equipe escolar | 8 |
Não opinaram | 22 |
CONCLUSÕES FINAIS
Os itens apresentados foram de livre escolha ou indicação, assim houve a necessidade de agrupá-los, pois eram parecidos ou tinham o mesmo significado. Analisamos o resultado da pesquisa da seguinte forma:
· Observamos que a equipe gestora está no caminho certo, pois o apoio aos professores é um ponto muito importante para que se ofereça uma educação de qualidade para todos. O reconhecimento dos funcionários, pais e alunos também reforçam esta opinião e nos mostra que estamos trabalhando pelos mesmos objetivos em busca de resultados positivos.
· O relacionamento entre pessoas sempre é complicado, pois somos diferentes e muitas vezes também pensamos diferente. Como esse ponto aparece em alta, todos estão de parabéns.
· Para que tudo funcione bem, um ambiente necessita de organização e regra, embora muitas vezes não agrade a todos e em determinados itens, não depende somente da escola, mas também de outras instituições.
· Nossa escola apresenta problemas de ordem social relacionado às famílias de nossos alunos que são extremamente carentes. Problemas esses que afetam muito o trabalho do docente e da escola em geral, necessitando de adequações sempre.
· Quanto ao espaço físico, é visível o grande problema da escola que necessita de uma reforma geral. Todos nós estamos empenhados na conquista desta tão sonhada reforma.
· A burocracia foi um dos pontos negativos apresentados pelos docentes, porém tudo o que é ou não feito na escola precisa s registrado, assim a burocracia existente faz parte do registro do nosso trabalho, nossos problemas e muitas vezes as soluções dos mesmos, os avanços e sucessos alcançados no bimestre, semestre ou ano.
· Alguns pontos positivos apontados pelos pais e alunos como a qualidade da merenda e o fornecimento de uniforme completo para todos os alunos são algumas das prioridades da atual administração com a educação de nosso município.
· Os resultados desta pesquisa serão divulgados no mural da escola, na reunião do Conselho Escolar, na reunião de Pais e Mestres e em meu blog pessoal: http://tatiane-barros.blogspot.com/
Com base nesta pesquisa, podemos concluir que um trabalho árduo, com respeito, solidariedade, compromisso e satisfação, requerem reflexão constante e o engajamento de todos os envolvidos no processo educativo que devem ter um objetivo em comum: o pleno desenvolvimento do aluno e interação na sociedade.